Entidades
O projeto com a entidade promotora - Abundantquotidian. E seis entidades parceiras - Junta da Freguesia de Alvalade, Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, Sociendade de São Vicente de Paulo - Portugal, Horta FCUL - PermaLab, Centro Paroquial do Campo Grande e Banco alimentar contra a fome.
clique nas setas para saber maisGerir o projecto como um todo, mediando parcerias e contactos com entidades externas, desde a implementação à dinamização e acompanhamento do processo. Gerir os fundos BIP/ZIP, assegurando a comunicação eficiente e precisa dos resultados com as equipas de monitorização BIP/ZIP. Agendar e dirigir pontos de situação mensais com os parceiros de projecto, para analisar os progressos e optimizar a qualidade dos serviços. Posteriormente, organizar e distribuir tarefas com os parceiros envolvidos. Gerir e mediar os diferentes parceiros no projecto, assegurando que executam os seus deveres e responsabilidades, dando-lhes apoio, numa perspectiva de melhoria permanente. Gerir a componente financeira do projecto, assegurando as competências e compromissos legais perante parceiros e fornecedores. Estabelecer a divulgação e promoção do projecto. Gerir e mediar os projectos de implementação das estruturas construídas, assegurando o acompanhamento e vistoria dos processos de construção e instalação de todos os elementos.
Cofinanciar o projecto. Mediar e facilitar as relações com as entidades locais. Dinamizar novas parcerias, ao longo dos períodos de Execução e Sustentabilidade do projecto. Prestar apoio no transporte de participantes com mobilidade reduzida. Participar no projecto, divulgando as actividades através dos meios disponíveis física e digitalmente, com vista a ampliar o impacto do mesmo. Participar em eventos-chave e comunicá-los via TV, rádio, website, revistas e redes sociais, quando necessário, providenciando o apoio e empoderamento do projecto. Contribuir para os sistemas de compostagem e vermicompostagem a implantar no âmbito da presente candidatura, com as podas resultantes das acções de limpeza e manutenção dos espaços verdes do equipamento escolar. Prestar apoio no transporte de bens e mercadorias, tais como materiais de cultivo, plantas, terra, mulshing, entre outros. Estes dois últimos compromissos estão dependentes do resultado do diálogo estabelecido com a empresa responsável pelas respectivas acções de manutenção dos espaços verdes, e da disponibilidade dos transportes de higiene urbana da Junta, respectivamente.
Anfitrião do projecto. Planear, acompanhar e avaliar as actividades didácticas curriculares e extracurriculares desenvolvidas em torno da literacia alimentar e da ecologia, garantindo que os encarregados possam implementar hábitos diários de reforço positivo nos conhecimentos adquiridos pelas crianças no contexto escolar. No âmbito curricular, caberá ao corpo docente compatibilizar estas dinâmicas com os domínios de cada disciplina, através da introdução de metodologias de ensino mais livres e multidisciplinares - como, por exemplo, ensinar a tabuada através da contagem do número de feijões que se plantaram na horta ou os ângulos e as formas geométricas através do desenho dos talhões de cultivo -, fomentando a participação e a interação das crianças.
Apoiar as actividades de distribuição alimentar para a entrega dos cabazes às famílias identificadas, as quais passariam também a receber um reforço complementar de produtos hortícolas frescos, contribuindo deste modo para a diversificação das suas actuais dietas. Participar no projecto, divulgando as actividades através dos meios disponíveis física e digitalmente, com vista a ampliar o impacto do mesmo.
Delinear e implementar workshops, ao longo do período de execução, abrangendo uma série de temáticas de cultivo hortícola e destinados a públicos diversos. Planear e implementar workshops adaptados às diferentes faixas etárias, nomeadamente 1.º ciclo e pré-escolar. Os workshops poderão abranger diversas temáticas, desde a biodiversidade hortícola, plantações de proximidade, relações entre praga-predador, processos de compostagem e vermicompostagem, a troca de nutrientes, a poupança de recursos, a colheita de sementes, o controlo de pragas, entre outros. Os resultados das actividades serão registados mensalmente, em articulação com o corpo docente, para uma análise e debate entre a entidade promotora e a equipa PermaLab, com o intuito de melhorar a qualidade das actividades. Dar apoio na partilha e divulgação das actividades.
Apoiar as actividades de distribuição alimentar para a entrega dos cabazes às famílias identificadas, as quais passariam também a receber um reforço complementar de produtos hortícolas frescos, contribuindo deste modo para a diversificação das suas actuais dietas. Participar no projecto, divulgando as actividades através dos meios disponíveis física e digitalmente, com vista a ampliar o impacto do mesmo.
Apoiar na mediação e articulação das actividades de distribuição alimentar com as associações locais responsáveis pela logística de entrega dos cabazes às famílias identificadas, as quais passariam também a receber um reforço complementar de produtos hortícolas frescos, contribuindo deste modo para a diversificação das suas actuais dietas. Participar no projecto, divulgando as actividades através dos meios disponíveis física e digitalmente, com vista a ampliar o impacto do mesmo.